O Vale Central Gaúcho está localizado na região central do Rio Grande do Sul, no coração do Estado. Abrange as cidades de Santa Maria, Itaara e cidades ao entorno. Apresenta uma transição abrupta de relevo e vegetação devido a sua geografia singular. É nesta região que a termina a encosta da Serra Geral (limite sul do Planalto Brasileiro) e inicia o Pampa Gaúcho.

Ou seja, o Vale Central Gaúcho é o local onde a Serra encontra o Pampa, e seu solo e clima refletem essa transição.

O relevo da região, que alterna vales, coxilhas suaves e planícies resulta em microclimas especiais, onde variedades selecionadas de videiras se adaptaram e produzem uvas de excelente qualidade. Os verões são secos e quentes, mas com baixas temperaturas a noite. Especialmente no vale onde estão os vinhedos da Vinícola Velho Amâncio, há vários córregos de água (afloramentos do Aquífero Guarani), que tornam as temperaturas mais amenas e aumentam a amplitude térmica diária. De maneira geral, nesses microclimas as temperaturas são um pouco mais amenas do que na Campanha Gaúcha.

O solo apresenta diferentes camadas, em algumas regiões apresenta depósitos de basalto e em outras arenito, tendo um perfil mais arenoso, baixa fertilidade natural, pouco intemperizados (solo jovem), propicio para o plantio de frutíferas.

Essas características resultam em vinhedos de vigor médio e com raízes profundas. A amplitude térmica no verão permite a maturação fenólica das uvas e sementes. A quantidade de insolação é suficiente para produção de uvas com grau de açúcar adequado, não necessitando de correções. Os vinhos resultantes apresentam cor vermelho rubi a violáceo, com aromas frutados e no paladar apresentam taninos elegantes, persistentes e macios.