Procurando um filme para assitir?? A sétima arte já utilizou o vinho como tema central ou coadjuvante, então vamos aproveitar o assunto e listar algumas dicas de filmes para você curtir na sessão cinema em casa nesta quarentena.

Julgamento de Paris (Bottle Shock – 2008)

Um filme baseado em fatos reais, apesar de hollywoodiano foi fiel a alguns fatos que realmente fizeram parte da história. O longa inicia com a ida de um sommelier de Paris para a Califórnia, mais especificamente ao Napa Valley, região produtora de vinhos nos EUA. O objetivo do francês era levar os melhores vinhos americanos para o seu país, para estes rótulos participarem da degustação às cegas do Paris Wine Tasting de 1976. Vale a pena assistir este filme divertido e interessante, que aborda a introdução dos vinhos do Napa Valley no mundo. Apesar das relações familiares e amorosas que filme aborda, o longa mostra cenas ótimas feitas nos vinhedos da região, para os apreciadores é um ótimo filme com a temática da viticultura.

Sideways – Entre uma e outras (Sideways - 2004)

De plano de fundo temos novamente a Califórnia para este longa, mais especificamente Vale de Santa Ynez. O filme conta a viagem de dois amigos, onde um que fazer sua despedida de solteiro, e curtir seus dias com algumas mulheres, ao contrário do outro que pensa na ótima oportunidade de apreciar os melhores e piores vinhos produzidos pela região. O destaque deste filme para as descrições utilizadas pelo personagem que tem um maior conhecimento na degustação de vinhos, sempre evidenciando sua paixão pela uva emblemática Pinot Noir, e seu desgosto pelos vinhos produzidos pela casta Merlot.

O que nos liga (Ce Qui Nous Lie – 2017)

Um filme que nos leva para dentro de uma vindima (colheita) de uma família francesa produtora de vinhos. É a história de três irmãos que tem a responsabilidade de realizar a colheita de seus vinhedos depois da morte recente do pai. Apesar dos dilemas pessoais e familiares dos personagens, o longa aborda a produção dos vinhos, do campo até a guarda das garrafas por anos nas caves subterrâneas. Apesar de não revelarem a região exata do filme, alguns críticos afirmam ser a região da Borgonha, parte da França conhecida mundialmente por excelentes vinhos. Saint Amour - Na Rota do Vinho (Saint Amour – 2016) Esta comédia francesa, inicia num evento de agrícola, onde todo ano um dos personagens principais se embebeda com os diversos rótulos oferecidos pela rota dos vinhos oferecidas aos participantes do Salão da Agricultura. E de forma inesperada este ano seu pai decide que a rota dos vinhos deveria ser feita de táxi, percorrendo os diversos vinhedos da região de Saint Amour. O tour vai é uma tentativa de estreitamento da relação pai e filho, que nos leva para diversas experiências vivida pelos personagens onde o vinho se faz presente.

Paris pode esperar (Paris Can Wait – 2017)

Não tem como tema central o vinho, porém é um figurante bastante presente no decorrer da trama. O filme mostra a ida da esposa de um produtor de cinema de Cannes até Paris, porém uma viagem que deveria ser realizada em algumas horas acaba se estendendo mais que o desejado, revelando um filme muito gostoso de apreciar. O enredo é repleto de experiências gastronômicas, passeios intermináveis, paisagens belíssimas e harmonizadas de muito vinho é claro.

Corked! (2009)

Apesar de ser um documentário, tem um tom sádico neste filme, que o deixa mais com estilo de ficção mesmo. O enredo conta a viagem quatro diferentes personagens por vinícolas norte-americanas, este pequeno grupo é formado por homem que é responsável pela produção de um vinhedo, outro que é renomado crítico de vinhos, um gerente de uma grande vinícola e por fim um produtor de vinhos independente, enfim personagens um tanto exóticos no mundo do vinho.

O sabor do amor (The Chateau Meroux – 2012)

Comédia romântica sobre uma jovem que herda uma vinícola em Napa Valey, Califórnia. Só que no decorrer do longa a mulher se apaixona justamente pelo seu maior concorrente no ramo dos vinhos, o que rende uma história um tanto divertida entre vinhos e vinhedos para assistir sem compromisso.

Um bom ano (A Good Year – 2006)

A história inicia quando o personagem principal do longa que vive em Londres, recebe de herança de seu tio um vinhedo, localizado na França, mais precisamente no sul do Rhone. Diante disso, ele viaja até a propriedade, onde diversas lembranças de sua infância ao lado do tio viticultor vêm à tona, desde a rotina dentro da vitivinicultura aos ensinamentos de vida para serem seguidos. A fotografia do filme é um tanto poética e vale a pena virar sessão do cinema em casa. Notas de Rebeldia (Uncorked – 2020) O longa conta a história de um rapaz que descobre um interesse crescente pelo mundo dos vinhos, e deste modo se vê dividido entre trabalhar no restaurante da família e estudar para ser Master Sommelier. O bacana do filme é que demonstra o estudo intenso e dedicação exclusiva necessária para entender a complexidade dessa bebida, e ganhar o título de sommelier.

Entre vinho e vinagre (Wine Country – 2019)

Esta comédia o vinho é personagem cativo nas cenas. Um grupo de amigas resolve viajar até Napa Valley para comemorar o aniversário de 50 anos de uma delas. Entre uma taça e outra de vinho, e diversos acontecimentos não tão estão presentes no desenrolar da trama, pois é uma legítima comédia para ver sem compromisso.